quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

A Escola dos Annales "Revolução Francesa da historiografia"


No ano de 1929, surge um movimento que transforma a historiografia mundial, tal qual a Revolução Industrial transformou o Ocidente. Trata-se da Escola dos Annales ou simplesmente a “Revolução Francesa da historiografia”. Seja qual for o nome que dermos, o fato é que ela é um movimento ímpar para minha formação como historiador. Com ela, eu aprendo que não posso ser um colecionador de fatos, alguém que simplesmente narra acontecimentos pretéritos, mas sim alguém que problematiza o passado, que oferece uma interpretação. Aprendo que a História não diz respeito somente ao passado, mas que Passado–Presente–Futuro se interpenetram no meu discurso. Aprendo que meu objeto de estudo não é algo rigidamente delimitado, mas algo maleável que reflete meus objetivos e interesses. Aprendo que a História não é feita somente de batalhas e tratados políticos, mas também de gente simples como eu. Aprendo que, por mais competente e sábio que eu seja, não conseguirei reviver o passado tal qual aconteceu. Aprendo ainda que minha atividade, para ser bem sucedida, depende muito do diálogo com outros professores. Aprendo com os Annales que sempre tenho algo mais para aprender. Tal é sua importância na minha vida.”

4 comentários:

  1. poxa reflete muita coisa do que eu penso sobre a história e os caminhos que predendo seguir, texto bacana.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. realmente nós historiadores temos que seguir essa linha critica, questionadora e reflexiva da História.
    Parabéns pelo blog
    abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi BENTO
    Gostei da Lição!
    Obrigado
    Abç
    G.J.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito deste blog
    parabens

    ResponderExcluir