quarta-feira, 3 de junho de 2009

Uma potência da Antiguidade



O Império Romano foi uma potência que sem dúvida, tornou-se modelo dos países que, posteriormente, alcançaram a hegemonia política e econômica sobre outros, frequentemente se estabelece um paralelo entre o Império Romano, em seu apogeu, e a hegemonia dos Estados Unidos no mundo contemporâneo. Aqui fica um questionamento para você leitor do Dita História: esta comparação é pertinente ou não? O Império Romano sofreu uma forte decadência após varias crises internas e externas, já os Estados Unidos passa por momentos difíceis, onde uma crise alastra sua economia e o sonho de vida americano está indo pelo ralo.
Roma se manteve pela intervenção militar. Impôs, pelas armas, sua língua, sua cultura, seus métodos administrativos, suas normas e arquitetura, enquanto transferia para sua sede do Império o maior volume de riquezas possível do país dominado.
Como enunciou o poeta Virgilio (70 a.c. – 19 a.c). “Romano, lembra-te que nasceste para impor tuas leis ao Universo. Teu destino é ditar tuas condições de paz, poupar os vencidos e domar os soberbos. Ao mesmo tempo, os romanos eram dotados de abertura de espírito e foram capazes de assimilar as influências culturais, religiosas e materiais dos povos dominados.”

2 comentários: