quinta-feira, 15 de janeiro de 2009


Mangue-Seco é a vila de Tieta do Agreste


As dunas de Mangue-Seco foram o principal cenário de Tieta
Mangue-Seco é uma pequena vila de pescadores (a população não ultrapassa 200 habitantes), cuja característica são as imensas dunas que com a força dos ventos vem cobrindo ao longo dos tempos coqueiros, casas e até ruas. A vila tornou-se famosa a partir do momento em que foram gravados alguns capítulos da novela Tieta (TV Globo), baseada no romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado. Apesar de famosa, a pequena vila cujo nome verdadeiro é Santa Cruz da Bela Vista, tem na tranqüilidade do seu dia-a-dia, na simplicidade das suas ruas de areia e na força da natureza exuberante, suas principais atrações.
Às vezes me pego na nostalgia das várias vezes em que arrumei a mochila encontrei a turma e fomos armar nossas barracas no coqueiral, as caminhadas no fim de tarde... assistindo o pôr-do-sol na duna do caju.
Mangue-Seco abriga diversos ecossistemas litorâneos tais como dunas, restinga, foz, manguezais e praias. A fragilidade e beleza destes ecossistemas fez com que esta área fosse declarada, em 1994 APA - Área de Proteção Ambiental. Portanto, toda e qualquer diversão em Mangue-Seco deve levar em consideração a fragilidade destes ecossistemas como também o respeito a esta tranqüila comunidade de pescadores

4 comentários:

  1. Mas é muito lindo este por do sol.
    Nesta época do ano, ainda não dá para fotografar da minha janela. Depois com a dança do sol, vai ser possível sim.

    *obrigada pelo comentário no Blog Linha

    ResponderExcluir
  2. Olá Bento Cruz
    Obrigado pele visita e comentário deixado no Arte Fotográfica.
    De repente deu-me uma saudade daquelas...! conhêço um pouco do Nordeste brasileiro, adoro esse pedaço de terra que Deus abençoou, e de um modo muito especial as suas Gentes, mas nunca estive em Aracajú.
    Passarei mais vezes por aqui.
    1 Abraço
    Gaspar de Jesus

    ResponderExcluir
  3. Há pouquinho esqueci-me de agradecer o facto de ter a gentileza de seguir o Arte Fotográfica.
    Faço-o agora.
    Muito obrigado.
    G.J.

    ResponderExcluir
  4. éh tbm bateu uma nostalgia em mim,
    tenho ótimas lembranças desse lugar maravilhoso

    ResponderExcluir