quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Guernica de Pablo Picasso em versão 3D

Artista nova-iorquina, Lena Gieseke, aplica modernas técnicas de infografia digital e renova a mensagem do renomado pintor espanhol

Mais de setenta anos após a sua primeira exibição púbica, em Paris, a obra-prima de Pablo Picasso, Guernica, ganha uma repaginada tecnológica que promete inaugurar um novo olhar sobre a famosa tela pintada a óleo. Lena Gieseke, artista de Nova York, produziu no final de 2009 uma versão em 3D de Guernica e disponibilizou tudo em um vídeo, na internet.

Através de modernas técnicas de infografia digital, o internauta pode praticamente entrar na tela de Picasso, ver de bem perto os vários ângulos dos personagens de Picasso, agonizando em medo e dor. Além das revelações em detalhes da imagem, a experiência de Gieseke é aprofundada com uma trilha sonora caprichada, com a música Nana, com arranjos de Ana Ruth Bermúdez e Rene Izquierdo .

“Guernica” retrata o bombardeio da cidade espanhola de Guernica ocorrido em 26 de abril de 1937 por aviões da Luftwaffe, a lendária força aérea nazista, em apoio ao ditador espanhol Francisco Franco. Na época, residente em Paris, o espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos maiores mestres da pintura de todos os tempos, retratou o horror de Guernica em um enorme painel de 350 por 782 cm, pintado a óleo. Na imagem, homens, mulheres e animais retorcidos, representando a dor, a angústia e a deformidade ocasionada pelas bombas que destruíram a cidade espanhola. Ainda em 1937, a tela foi uma das principais atrações da Exposição Internacional de Paris. E desde então, a obra se tornou em todo o mundo um símbolo de repúdio contra a guerra e contra a violência. Hoje, ela se encontra no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, em Madrid.

O trabalho de digitalização feito por Gieske revela a força de Guernica em detalhes. Amplifica o seu alerta para as nações que ainda hoje insistem em guerras e outras ações bélicas. Se você deseja ver esse belíssimo trabalho, acesse:

http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html.

Mas lembre-se sempre do que disse Picasso sobre Guernica: “Não, a pintura não está feita para decorar os cômodos. É um instrumento de guerra ofensivo e defensivo contra o inimigo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário